sexta-feira, 4 de outubro de 2013

GALILEI GALILEI ENFRENTE A INQUISIÇÃO CATÓLICA ROMANA

GALILEU GALILEI “1564 – 1642” E A INQUISIÇÃO DA IGREJA CATÓLICA ROMANA

Físico italiano que fez numerosas descobertas nos campos da Física e da Astronomia. Com seu telescópio (luneta) descobriu as montanhas da Lua, os satélites de Júpiter, as manchas solares, as fases de Vênus, os anéis de Saturno. Suas descobertas e ensinos foram considerados uma heresia pelos censores romanos. Acabrunhado, doente, preso em Roma, assinou sua retratação. Antes, os inquisidores lhe mostraram a sala de tortura e os respectivos instrumentos. Combalido e ajoelhado diante dos representantes do Papa Urbano VIII, leu e assinou sua retratação, isso foi muitíssimo constrangedor para o nobre pesquisador, ter que desmentir a si próprio perante aos algozes da tortura da igreja romana , que cética não acreditava nas descobertas astronômicas, passados 370 anos sabe-se que o sol é fixo no cosmo, e a terra girar em volta de si mesma e em volta do sol.. rotação e Translação....

"Eu, Galileu Galilei, tendo sido trazido pessoalmente ao julgamento e ajoelhando-me diante de vós, Eminentíssimos e Reverendíssimos Cardeais, Inquisidores Gerais da Comunidade Cristã Universal contra a depravação herética... juro que sempre acreditei em cada artigo que a sagrada Igreja Católica, Apostólica de Roma, sustenta, ensina e prega.. Mas porque este Sagrado Ofício ordenou-me que abandonasse completamente a falsa opinião, a qual sustenta que o Sol é o centro do mundo e imóvel, e proíbe abraçar, defender ou ensinar de qualquer modo a dita falsa doutrina... com sinceridade abjuro, maldigo e detesto os ditos erros de heresia..."

A diabólica Inquisição não só condenou os ensinos de Galileu, mas também os de Copérnico. O Tribunal Inquisitório assim se pronunciou:

"A tese de que o Sol é o centro do sistema e não se move ao redor da Terra, é néscia, absurda, teologicamente falsa e herética, sendo frontalmente contrária às Sagradas Escrituras..."

Galileu livrou-se da fogueira, mas passou vários meses sob prisão. Muito doente e cego, veio a falecer no dia 8 de janeiro de 1642. E a Igreja de Roma acabava de escrever mais um capítulo de terror em sua história. Em janeiro de 1998, o Papa João Paulo II, formalizou o tardio pedido de perdão ao notável astrônomo Galileu. Podemos imaginar quão constrangedor para esse notável homem foi ajoelhar-se diante de uma corte devassa e negar anos e anos de estudo e observação. Dizem que Galileu, antes de morrer, balbuciou: "a terra por si se move". A terra se movimenta, em volta de si mesma, "rotação" esse movimento dura 24 horas, em virtude desta rotação a luz solar ilumina progressivamente diferentes áreas, resultando em dias e noites.
Translação é o movimento que a terra realiza ao redor do sol junto com outros planetas . A velocidade média da terra ao percorrer esta órbita é de 107.000 km/h, o tempo necessário para completar uma volta é de 365 dias 5 horas e 48 minutos.
A igreja deve se ater a doutrina e ao ensino da palavra de Deus, esse não foi o caso da igreja católica romana, que hoje é obrigada a admitir que Galileu Galilei estava certo, a Bíblia não é um livro de ciência, mas sim de religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário